A Escola

O Início

O Ballet Lorena Albuquerque foi inaugurado nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2009. Tendo nascido inicialmente no coração de um homem – Dr. Matheus Cunha (marido e sócio de Lorena Albuquerque Cunha). A escola veio para Lorena como a realização de um sonho que ela não sabia que tinha:

“Eu nunca pensei em ter uma Escola de ballet; amava dar aula e dançar era o meu maior prazer. Quando vim para Conquista achei que o meu tempo com a dança tinha chegado ao fim; segui em frente atuando por 2 anos na minha formação acadêmica, a fisioterapia. Mas faltava alguma coisa… Acredito que tentei largar a dança, mas a dança não me largou! Na primeira oportunidade que tive, montei um grupo de dança na minha Igreja. Ali comecei a ver alguns sinais de Deus no sentido de retornar à dança profissionalmente. Com o grande incentivo do meu marido e a confirmação do Senhor, a Escola deixou de ser sonho e se concretizou!”

Metodologia

O Ballet Lorena Albuquerque tem como método de ensino a Escola Cubana de Ballet, hoje a metodologia mais atual e versátil no mundo da dança, e que tem formado grandes nomes mundiais no balé clássico na atualidade, a exemplo de Carlos Acosta (1º. Bailarino do American Ballet Theatrer – EUA).  Sendo conhecedora também de outras metodologias (Royal Academy – como aluna; e Vaganova – em cursos de Reciclagem), Lorena Albuquerque optou pelo que considera mais próprio ao nosso povo:

“Já fiz aula em outras metodologias e não as desmereço, porém, como em todas as áreas, a dança também evolui. A base do clássico é igual em qualquer metodologia, o que muda são pequenas adaptações próprias para cada raça ou biótipo. O corpo do brasileiro é bem parecido com o do cubano, e bastante diferente do inglês. O que a metodologia cubana fez foi uma reciclagem de dinâmicas de movimento e algumas adaptações corporais para o biótipo do latino. O que tem tudo a ver com nós brasileiros, possuidores de maior massa muscular que os americanos e europeus, e menor rotação externa de membros inferiores que eles – o famoso en dehors do ballet clássico!”

 

Conceito

O Ballet Lorena Albuquerque tem um amor muito grande à dança e acima de tudo um cuidado especial com seus alunos. O dia a dia da Escola e o esforço de toda a equipe é visando um atendimento de qualidade e a impregnação valores eternos como disciplina, determinação, equilíbrio… seja ele físico ou emocional!

“A dança exemplificou no meu corpo valores inesquecíveis: determinação, força, equilíbrio físico e emocional, segurança, competitividade saudável (pois assim aprendi), frustrações inevitáveis, conquistas, disciplina, leveza… Desejo que a dança seja para nossos alunos a melhor atividade de seus dias, e a nossa Escola o instrumento de alegria deles.”